Cidadania Digital

Apesar de a Internet ser algo que se ter  tornou completamente essencial e banal, na vida de milhões de pessoas, nenhuma organização criou até hoje regras/leis para a Internet que possam ser aplicadas a nível mundial. A razão para isso é o facto de a Internet ser um serviço que é fornecido por inúmeras empresas que liga as pessoas a um nível intercontinental, sendo quase impossível que sejam criadas leis que possam ser aplicadas por múltiplos países.
Imagem relacionadaIsto deixa-nos com um dilema interessante, se por um lado a maior liberdade pode levar ao aparecimento de mais e melhores serviços (o que é benéfico para o consumidor), por outro, pode levar  a um maior número de crimes digitais, que devido à falta de legislação severa, podem não vir a ser punidos. No entanto, não deve passar a ideia que a Internet é uma terra sem lei ou que não há filtração e controlo de conteúdos, várias empresas (facebook, twitter, etc) tem as suas próprias regras e podem banir da sua plataforma aqueles que não as cumprem.
Toda esta conversa leva-nos à conclusão que da mesma forma que na sociedade em que vivemos, a cidadania é algo que é esperado das pessoas, a cidadania digital é algo que é esperado por todos aqueles que usam a Internet.


A cidadania digital é constituída de vários elementos que usados em simultâneo vão levar a uma melhor experiência digital, tanto para o individuo, como para a comunidade digital. Entre estes elementos destacam-se o acesso digital, que é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, que permite uma maior inclusão de indivíduos de uma certa sociedade.O comércio digital é a uma transacção económica, com ou sem fins lucrativos, que é efectuada através de equipamentos tecnológicos.Com os avanços rápidos da Internet ao logo dos últimos anos, empresas como Amazon, Steam, passaram a ser métodos mais viáveis para comprar produtos a um preço mais baixo e com mais conforto.Um dos requisitos que todas as pessoas deviam ter antes de usarem qualquer equipamento digital é a literacia digital ou seja. conhecimentos básicos que permitem ao individuo fazer um uso seguro da Internet e dos seus serviços.


Tal como referi acima a Internet não tem leis universais que possam ser aplicadas em qualquer país do mundo, no entanto, vários progressos já foram feitos no sentido de tornar possível o julgamento de crimes cibernéticos, que acontecem em países diferentes, entre eles destacam-se a convenção de Budapeste onde foram estabelecidos os procedimentos de investigações cibernéticas,sendo assim a lei digital começa a tornar-se algo mais comum entre vários países.

O direito e a responsabilidade digital são duas áreas em que o utilizador deve ter especial atenção, pois este ao ter o "direito" de utilizar vários meios tecnológicos e de comunicação, também é esperado que tenha "responsabilidade" no sentido em que este não deve utilizar os meios tecnológicos com fins maliciosos.

A saúde e bem estar digital podem ser indicadores do tipo de experiência (positiva ou negativo) que o utilizador está a ter com a rede, sendo que é esperado, tal como no mundo físico, que a saúde e o bem estar digital sejam assegurados. Uma das medidas que pode ser tomada, no sentido de melhorar a saúde digital, é o banimento de usuários da Internet, mais especificamente das redes sócias, onde atacam e perseguem outros.

E finalmente chegámos ao ponto em que a maior atenção e preocupação das pessoas envolve segurança digital. Esta tem sido alvo de muita discussão devido ao facto de a maior parte dos dados, tanto individuais (pessoas), como colectivos (instituições, governos) sejam colocados em servidores, o que os deixa vulneráveis a hacker, que podem vir a roubar estas informações e a usá-las para fins ilegais. Entre os casos mais famosos destacam-se as tentativas de invasão da RSA Security, em Março de 2011, que resultaram em vários dados roubados, isto é particularmente preocupante, visto que esta empresa é responsável pelo desenvolvimento de programas que deviam proteger milhares de sistemas contra evasões.

A ética digital é uma atitude que o utilizador deve ter ao interagir com outros utilizadores de modo a que seja evitado conflito e confusão entre varias pessoas que usam a rede.

A comunicação digital é a utilização de instrumentos tecnológicos que muitas vezes recorrem a Internet para enviar e receber mensagens, deste modo facilitando a comunicação entre pessoas






Bibliografia:



https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nico
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/199806-SAIBA-COMO-OS-CRIMES-NA-INTERNET-SAO-TRATADOS-EM-OUTROS-PAISES.html
https://www.linkedin.com/pulse/10-interesting-business-use-cases-internet-things-iot-sanjay-gupta
https://www.google.pt/search?
biw=1280&bih=918&tbm=isch&sa=1&q=comunica%C3%A7%C3%A3o+digital&oq=comu+digital&gs_l=psy-ab.3.0.0i7i30k1l4.43504.44329.0.46169.4.4.0.0.0.0.238.416.2j0j1.3.0....0...1.1.64.psy-ab..1.3.415....0.hEAgytGV9Iw#imgrc=-2Og22oPldOlZM:




Comentários

Mensagens populares